Bom, podemos começar citando a globalização, que é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transporte e nas Telecomunicações, fazendo com que o mundo "encurtasse" distâncias. Um exemplo seria que no passado um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento brasileiro 60 dias depois e hoje a notícia é divulgada quase em tempo real!
As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização, assim foi possível a difusão de informações entre empresas, ligando assim os mercados do mundo.
Com todo esse brusco avanço na tecnologia e com a facilidade de comunicação que hoje encontramos, os meios de comunicação são utilizados, também, como divulgação de projetos desenvolvidos por Ongs, podemos citar inumeras rodando pela "net", como: WWF Brasil, Greenpeace, Vale Verde, Rua Viva, e assim por diante.
Obs: segue alguns sites para melhor visualizar os trabalhos exercidos pelas Ongs através da Internet:
www.ramuda.org (rua viva)
www.ongpa.org (Ongpa)
www.greenpeace.org (Greenpeace)
www.wwf.org.br (Wwf Brasil)
Com toda essa mudança, e a questão ambiental hoje em dia tão importante, várias empresas estão tentando se adequar as exigências necessárias, impostas pelo mundo, o Brasil está um pouco atrasado em relação a outros países, tentando sempre se adequar, pois existem países que aceitam mercadorias somente sendo ecologicamente correta, com comprovação ou algum selo relacionado. Hoje em dia existem inúmeras maneiras de se adotar um regime de qualidade, se esforçando, trabalhando em equipe, podem ser obtidos os ISOs, certificados de qualidade etc.
Creio que o avanço da tecnologia, e a divulgação por meios visuais e pela Internet pode sim ajudar, e o trabalho desenvolvido por essas ongs e por várias outras pessoas em blogs ou outro tipo de mídia ajuda para a concientização para o futuro do nosso planeta. Qual rumo iremos querer para ele? ainda somo a geração que pode amenizar os desastres iniciados com a Revolução Industrial, basta cada um fazer a sua parte, com tantas opções oferecidas até pelas ongs através dos sites, cada um pode fazer a sua parte sim.
Apenas mais um comentário sobre um lado ruim, que acabei percebendo envolvendo a globalização, a Internet e o meio ambiente. Hoje, em empresas, tanto grande quando pequenas, ou até mesmo em casa, porém, creio que em empresas acontece mais, recebemos e-mails, grandes e pequenos e-mails, que quase sempre imprimimos sem nem pensarmos se são necessários ou não, criando um grande acumulo de papel, as vezes reutilizados e reciclados em algumas empresas, porém, em muitas isto não é feito, em decorrer disso, muitas empresas usam em baixo da assinatura dos e-mails já embutido no papel de carta um pequeno recado, junto com algumas imagens da natureza, alertando para imprimir somente se necessário, pois pensando bem cada folha de papel é um pedaço de uma árvore.
E para finalizar segue, abaixo, um vídeo realizado pela Fundação O Boticário de preservação a Natureza:
Fabricio Feller.
0 comentários:
Postar um comentário